Acessibilidade
A+
Aumentar Fontes
A-
Diminuir Fontes

Inverter Cores

Tons de Cinza

Trocar Cursor
INSTITUCIONAL
NOTÍCIAS
Escola realiza projeto sobre alimentação saudável
Na semana de 12 a 16 de agosto as turmas dos 3° anos A e B matutino da Escola Municipal Visconde de Mauá, dos professores Maria Antonello e Sueli Zeferino trabalharam o tema saúde e alimentação com o objetivo de conhecer a importância de uma alimentação saudável e da prática esportiva para a saúde física e mental.       Desenvolveram várias atividades em sala de aula como: Descrição de um diário de como é praticada a sua alimentação em casa no decorrer de uma semana. Elaboraram cartazes com alimentos que compõe a pirâmide alimentar, seus grupos e origens dos alimentos; Para reforçar o que foi trabalhado em sala, a nutricionista Carla Koerich, proferiu uma palestra demonstrando através de slides e vídeos como devemos agir para ter uma alimentação saudável, como armazenar os alimento e sua higiene. Destacou a importância de estar observando o rótulo dos produtos para verificar a validade e a composição dos alimentos.        Concluindo as atividades, os alunos trouxeram frutas para preparação de uma salada e juntos degustaram, demonstrando que aprenderam a ter uma alimentação adequada em o seu dia-dia, e para o bom funcionamento do seu organismo.
26/08/2013
Orientações sobre Aleitamento Materno
A Secretaria Municipal da saúde de Nova Esperança do Sudoeste promoveu encontro sobre Aleitamento Materno e seus benefícios. Os esforços de diversos organismos nacionais e internacionais favoreceram o aumento desta prática ao longo dos últimos vinte e cinco anos. Apesar disso, as taxas de aleitamento materno no Brasil, em especial as de amamentação exclusiva, estão aquém do recomendado. A infância é um período em que se desenvolve grande parte das potencialidades humanas. Os distúrbios que incidem nessa época são responsáveis por graves consequências para indivíduos e comunidades. O aleitamento materno é a mais sábia estratégia natural de vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui a mais sensível, econômica e eficaz intervenção para redução da mortalidade infantil. Permite ainda um grandioso impacto na promoção da saúde integral da dupla mãe/bebê e regozijo de toda a sociedade. Se a manutenção do aleitamento materno é vital, a introdução de alimentos seguros, acessíveis e culturalmente aceitos na dieta da criança, em época oportuna e de forma adequada, é de notória importância para o desenvolvimento sustentável e eqüitativo de uma nação, para a promoção da alimentação saudável em consonância com os direitos humanos fundamentais e para a prevenção de distúrbios nutricionais de grande impacto em Saúde Pública. Amamentar é muito mais do que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional, além de ter implicações na saúde física e psíquica da mãe. Graças aos inúmeros fatores existentes no leite materno que protegem contra infecções, ocorrem menos mortes entre as crianças amamentadas. Estima-se que o aleitamento materno poderia evitar 13% das mortes em crianças menores de 5 anos em todo o mundo, por causas preveníveis (JONES et al., 2003). Nenhuma outra estratégia isolada alcança o impacto que a amamentação tem na redução das mortes de crianças menores de 5 anos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Unicef, em torno de seis milhões de vidas de crianças estão sendo salvas a cada ano por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva. Como parte das atividades do encontro foi apresentada palestra informativa com a Dra Sonia Pieta que orientou sobre os cuidados com a dentição. Enfermeiros da Unidade falaram sobre os cuidados com as mamas, os benefícios do aleitamento materno e o vínculo mãe/filho. Para completar como forma de brindar e agradecer os participantes foram sorteados brindes e servido lanche. A Coordenadora de Enfermagem Cleusa de Fátima Tartas enalteceu a participação das mães e agradeceu os profissionais que contribuíram para orientar melhor e conscientizar sobre a importância e os benefícios da amamentação.
26/08/2013
Loteamento Marcelino Engels receberá galeria de Águas Pluvais
Uma viagem com resultado positivo. Assim reagiu o Prefeito Jair Stange ao retornar da capital do estado. Depois de manter contatos nas secretarias de governo protocolando ofícios e averiguando a situação dos projetos já protocolados o prefeito Jair Stange acompanhado do Vice-Prefeito Eloi Schlikmann foram recebidos pelo Diretor Presidente do Instituto das águas do Paraná oportunidade em que trataram da viabilização de tubos para construção de galeria de águas pluviais no loteamento Marcelino Engels. Depois de apresentado o projeto e com apoio do Deputado Estadual Ademar Traiano,  foi emitida a ordem de fornecimento 086/2013. A liberação ocorreu de acordo com solicitação da Prefeitura Municipal de Nova Esperança do Sudoeste com base no Termo de Cooperação Técnica 142/2013, celebrado com o município. O Escritório regional de Paranavaí foi autorizado a fornecer 1.097 tubos de 0.60m e 300 tubos de 0,80m. O Diretor Marcio Fernando Nunes do Instituto das águas do Paraná lembrou que os tubos são fabricados através da Unidade industrial de Paranavaí do Instituto das Águas do Paraná. Os tubos são destinados as obras de galerias pluviais, e combate a erosão urbana. Os tubos, fabricados por presos do regime semi aberto, estão mudando a realidade de diversos municípios paranaenses, após o lançamento do Programa de Ressocialização e Combate à Erosão Urbana.
22/08/2013
Departamento de Agricultura incentiva o plantio de Vassoura.
O Departamento de Agricultura do município de Nova Esperança do Sudoeste está incentivando o plantio de vassoura. Os produtores interessados na atividade extra poderão obter mais informações junto ao Departamento. Além de ser um produto de fácil produção, a vassoura gera renda extra e em Nova Esperança do Sudoeste tem comercialização garantida por um empresário local. De acordo com material publicado por Dulcineia Elizabete Foltran; “O sorgo-vassoura é uma espécie vegetal da família Graminae, originária do continente africano, com 2-3 m de altura, cultivado no período da primavera ao outono. A parte mais utilizada da planta é a panícula, da qual se origina a palha utilizada na confecção da vassoura de sorgo, mais conhecida como vassoura caipira. Além do sorgo-vassoura ser um cultivo alternativo, isto é, ser cultivado em pequenas áreas, requerer mão-de-obra considerável e rende mais por área que culturas tradicionais, a vassoura de sorgo é considerada um produto da tecnologia verde, o que tem concorrido para o aumento da demanda do produto. Os preços da palha e da própria vassoura estão em elevação há vários anos.”
22/08/2013
Secretaria de Saúde de Nova Esperança do Sudoeste aposta em terceira idade com vitalidade
(Ademir Trombini)A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Esperança do Sudoeste mobiliza mais uma vez seus profissionais e estabelece parceria com Acadêmicos de Nutrição da Unipar para oferecer um dia de orientação para pessoas da terceira idade e demais interessados em uma qualidade de vida melhor.O evento aconteceu neste dia 27 de junho com programação de atividades durante todo o dia. Testes de glicemia, aferição de pressão, teste de sensibilidade para diabéticos. Estes testes serão feitos por profissionais enfermeiros, técnicos de enfermagem com  acompanhamento e estagiários e ACS.Acadêmicos do curso de Nutrição da Unipar ofereceram orientações sobre alimentação saudável e demonstração de lanches naturais e frutas que foram servidos aos participantes, além de orientações sobre a importância de atividades físicas e alongamento.O Médico do Hospital Municipal São Matheus falou sobre a prevenção a quedas, osteoporose e outros problemas de saúde característicos da terceira idade.
19/07/2013
Decisão do Futsal Feminino em Nova Esperança do Sudoeste
(Ademir Trombini)Os desportistas de Nova esperança do |sudoeste tem tido a oportunidade de prestigiar grandes eventos esportivos.No dia 22 de junho o espetáculo ficou por conta do Futsal Feminino Força Livre. Os jogos decisivos agradaram os torcedores e simpatizantes que estavam no Ginásio de Esportes.O resultado final da competição ficou assim:Campeã: Farmácia Camilo.Vice-Campeã: Rede Stang.3º Lugar: Esperança.4º Lugar: Ofertão Chapecó.Artilheira: Andressa Ballmann da equipe Farmácia Camilo com 17 gols.Goleira: Luciane Fruet da equipe Esperança do 16 gols sofridos.O Coordenador do Departamento de Esportes (Tilinho) fez questão de agradecer as atletas, familiares, torcedores, Executivo e Legislativo que tem prestigiado os eventos esportivos no município.O esporte de Nova Esperança tem sido a grande forma de lazer e descontração para a população.
19/07/2013
Programa Família Paranaense é implantado em Nova Esperança do Sudoeste
(Ademir Trombini)Na última terça-feira (25) esteve em Nova Esperança do Sudoeste a Chefe do Escritório Regional da Família, Franciele Schmitz, esteve em nova Esperança do Sudoeste para implantação do Programa Família Paranaense.A adesão por parte do município foi voluntária haja vista a necessidade de se atender famílias menos favorecidas.De acordo com Franciele o programa tem objetivo de trabalhar com as famílias mais vulneráveis no município por um período de 2 anos com a intenção de desenvolver e criar autonomia para estas famílias para que elas melhorem a condição de vida fazendo uso de serviços disponibilizados no município e também aqueles oferecidos pelo Governo do Estado.A coordenação do programa acontece na Secretaria de Assistência Social do município juntamente com os comitês local e municipal.O suporte para o programa se dará através do comitê regional. O Comitê local é formado por profissionais de referência das famílias e o Comitê Municipal é formado pelos secretários da administração que tem o compromisso de viabilizar as ações.A Gestora do CRAS de Nova Esperança do Sudoeste Marilete Carodoso Stange disse que o Programa Família Paranaense vem em boa hora para o município e que o apoio de todos os segmentos é fundamental para o sucesso das ações que serão implantadas.Para o Prefeito Jair Stange todas as ações que melhores a qualidade de vida das famílias de Nova Esperança do Sudoeste são bem vindas em contam com o apoio da administração.Franciele Schmitz informou que o município vai receber um veículos que será utilizados pelos agentes participantes do programa facilitando a locomoção e acesso as famílias da cidade e interior.
19/07/2013
Prefeito Jair discute com equipe ações urgentes pós chuvas
(Ademir Trombini)As chuvas dos últimos dias tem provocado estragos em toda a região.Em nova Esperança do Sudoeste o prefeito Jair Stange reuniu seus principais secretários e chefes de departamento a fim de discutir ações imediatas e futuras com relação aos estragos observados até o momento.A principal questão são as estradas vicinais que precisam de reparos urgentes.Assim que o tempo oferecer condições iniciará o trabalho de tapa-buracos e em seguida o arrastão nas estradas principais.A administração está viabilizando a aquisição de um britador móvel que facilitará a conservação das estradas cascalhadas.O Executivo conta também com o apoio da Câmara de Vereadores para agilizar o processo de aquisição já que deverá ser feito com recursos próprios.O maquinário do setor rodoviário tem recebido reparos necessários e está em condições de trabalhar o que gera uma expectativa positiva com relação aos resultados esperados.A possibilidade da disponibilização da patrulha estadual também sinaliza positivamente as intenções da administração de oferecer um trabalho de atendimento as propriedades.A produção leiteira, de grãos e o transporte de estudantes são questões que precisam ser tratadas com prioridade e principalmente com relação ao transporte escolar o mais importante é garantir segurança aos alunos que utilizam dos ônibus e vans.
19/07/2013
Voltar
Atendimento
Nova Esperança do Sudoeste - PR
Avenida Iguaçu Centro - 85635-000
(46)3546-1144
prefeitura@novaesperancadosudoeste.pr.gov.br
Atualizado Sexta-feira, 05 de Março de 2021 às 14:50:45