Acessibilidade
A+
Aumentar Fontes
A-
Diminuir Fontes

Inverter Cores

Tons de Cinza

Trocar Cursor
Teclas de Atalho
programa Caixa d’Água Boa
VaiOnline
Quarta-feira, 24 de Março de 2021
No final de 2019 o Município de Nova esperança do Sudoeste foi contemplado com o programa Caixa d’Água Boa, que é uma ação da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF) e da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), desenvolvida em parceria com os municípios e a comunidade, onde recebemos 15 caixas d'água. Regulamentado pelos Decretos nº 7.856/2017e 3.242/2019, o programa tem interface com o Programa Família Paranaense, estratégia do Governo do Estado do Paraná, criada pela Lei nº 17.734/2013, que visa a melhoria da qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade social.
Este programa tem como objetivos: Proporcionar a melhoria das condições habitacionais e de habitat das famílias em situação de vulnerabilidade social; promover a melhoria do abastecimento de água em residências de famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio da instalação de caixas-d’água; garantir o abastecimento das famílias durante interrupção no fornecimento de água.
Tem como público alvo as famílias em situação de vulnerabilidade social, que não possuem caixa d’água no domicílio e residem em áreas urbanas.
Para seleção das famílias o Governo do Estado colocou os seguintes critérios: a família deverá atender cumulativamente aos seguintes critérios: residir em município que possua contrato de concessão ou programa vigente com a Sanepar; residir em domicílio urbano abastecido pela Sanepar e que não possua caixa d’água; estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e encontrar-se em situação de vulnerabilidade social conforme Índice de Vulnerabilidade das Famílias (IVFPR); e possuir renda familiar de até meio salário mínimo nacional por pessoa.
O governo do estado por meio do cadastro único encaminha aos municípios uma listagem de famílias que se enquadram para os projetos, sendo que cabe a este através dos técnicos do CRAS e dos Comitês do Programa Família Paranaense a escolha dentre a listagem, sempre observando os critérios postos pelo projeto.
O Município de Nova Esperança do Sudoeste recebeu as caixas no dia 08/03/21 e realizou a entrega as famílias que foram beneficiadas pelo projeto no dia 16/03/20 pela parte da manhã acompanhadas por técnicos do CRAS, Sanepar e Prefeito Municipal. As famílias receberam 1 caixa d’água e 1 kit de instalação à família; Capacitação para instalação adequada; (esta capacitação deveria ser realizada pela Sanepar, porém devido a Pandemia a SEJUF autorizou a Prefeitura a realizar a entrega e a mesma se comprometeu em fazer a instalação em uma residência e as demais famílias poderão ir ver como faz, também foi disponibilizado cópia do projeto de instalação Hidráulico e estrutural); e repasse financeiro de R$ 1.000,00 (mil reais) para viabilização da instalação. Este valor as famílias receberão após o recebimento dos itens e assinado termo de recebimento de materiais. Após a entrega deu-se a organização da documentação e este foi enviado na data de 22/03/21 para SEJUF a qual irá dar prosseguimento para liberação do recurso via banco do Brasil, tudo conforme orientações do Governo do estado.
As famílias após recebimento das caixas terão um prazo de 60 dias para instalação, depois deste prazo, técnicos da Sanepar irão realizar visitas as famílias para averiguar se foi instalado e verificar seu funcionamento. A instalação é de responsabilidade de cada família.
Desta forma as famílias que receberão este kit terão a possibilidade de armazenamento da água nas residências através da instalação de caixas d’água resultará em maior conforto para as famílias e melhoria de sua qualidade de vida. Contribuirá também para o equilíbrio do sistema, evitando a retirada de água da rede de distribuição durante os horários de pico.
Atenciosamente,

Fernanda Moraes B. da Silva
Gestora da Assistência Social

Tel.: (46) 3546-1221
Voltar
Confira as Últimas Notícias
27/02/2024 - Mais de cem pacientes são diagnosticados com Dengue em Nova Esperança do Sudoeste
O Departamento de Saúde de Nova Esperança do Sudoeste emitiu nesta terça-feira, 27, o boletim informativo da Dengue o qual foram contabilizados mais de cem casos da doença. De acordo com as informações são 112 casos confirmados, sendo 57 ativos e 112 notificados. A Vigilância Sanitária lembra que deste total 103 casos foram detectados no mês de fevereiro e juntamente com a Administração Municipal alerta para que a população ajude a eliminar locais que possam acumular água e assim conter possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, somente desta forma, juntos, será possível vencer a Dengue. Os principais sintomas da dengue são: - Febre alta com início súbito. - Náuseas e vômitos. -Tonturas. - Dor de cabeça. - Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles. - Extremo cansaço. - Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores. - Moleza e dor no corpo. - Perda do paladar e apetite. - Muitas dores nos ossos e articulações. A pasta orienta que em caso de algum desses sintomas o munícipe deve procurar atendimento médico o mais rápido possível. Também nesta terça-feira foi divulgado o boletim epidemiológico da Covid-19 onde foi confirmado nas últimas 24 horas mais 08 casos positivos da doença. O munícipe que precisar de orientação e informações pode entrar em contato através dos telefones 46 3546 1210 ou 46 92001-7826.     FONTE E FOTO: DEPARTAMENTO DE SAÚDE / BONI COMUNICAÇÃO E ASSESSORIA
Atendimento
É das 07:30 as 11:30 e 13:30 as 17:30

Nova Esperança do Sudoeste - Paraná
Avenida Iguaçu, 750 - Centro
85635000
(46) 3546-1144
prefeitura@novaesperancadosudoeste.pr.gov.br
Atualizado Sexta-feira, 01 de Março de 2024 às 16:17:50