Acessibilidade
A+
Aumentar Fontes
A-
Diminuir Fontes

Inverter Cores

Tons de Cinza

Trocar Cursor
Teclas de Atalho
NOVA ESPERANÇA DO SUDOESTE
Portal
Sexta-feira, 19 de Julho de 2013

Fundação: 19 de março de 1992
Lei de Criação: 9.915
Instalação: 1° de janeiro de 1993
Área Territorial: 208km²
Densidade demográfica: 25,66 hab./km²
Desmembrado de Enéas Marques e Salto do Lontra, faz divisa também com Francisco Beltrão, Ampére e Santa Izabel do Oeste

Município, Um Sonho Antigo


O sonho da criação do município era pelo menos tão antigo quanto o de Enéas Marques (que se emancipou em 1964), mas aconteceu somente em 1991, num projeto do deputado João Batista de Arruda sancionado pelo governador Álvaro Dias. O plebiscito, inicialmente marcado para 10 de novembro de 1991, acabou acontecendo dia 15 de dezembro do mesmo ano.
O município de NOVA ESPERANÇA DO SUDOESTE Estado do Paraná está localizado na região Sudoeste do Paraná, com altitude de 560 metros acima do nível do mar, longitude de 25° 15’, com divisas ao NORTE com Salto do Lontra, ao SUL com Francisco Beltrão, ao LESTE com Enéas Marques, ao OESTE com Santa Izabel do Oeste e Ampére.
O limite do município inicia-se, na foz do Rio Mambuca com o Rio Jaracatiá, sobe pelo Rio Jaracatiá até a foz do Rio Gamela, subindo por este até a sua nascente situada no Lote N° 41 Gleba 22-FB, seguindo por linha seca acompanhando a cordilheira até encontrar a estrada que liga Cabeceira do Lontra com o Km 32, subindo pela estrada que vai ao Km 30 até o Km 29, seguindo por esta estrada até a ponte do Rio Serrinho, próximo á sua nascente, descendo pelo mesmo, na divisa com o município de Francisco Beltrão, até encontrar o Rio Cotegipe, pelo qual desce até a extremidade final do Lote Rural N° 03, da Gleba 46-FB, por linha reta que faz divisa com o Lote Rural N° 01, da Gleba 46-FB, subindo pela cordilheira até encontrar a estrada, seguindo pela mesma até encontrar a ponte do Rio Varanda, descendo por este Rio Varanda até a sua foz com o Rio Lontra, subindo por este até encontrar a foz do Arroio Água Fria, subindo por este arroio até a sua nascente, depois por linha seca, atravessando a cordilheira até encontrar a nascente do Arroio Carneiro, descendo por este até a sua foz com o Arroio Carneiro, descendo por este até a sua foz com o Arroio Quebra Dente, descendo pelo Arroio Quebra Dente até a sua foz com o Rio Mambuca, por este descendo até a sua foz, no Rio Jaracatiá.

Origem do Nome

 

Quando começaram a chegar os primeiros moradores, o lugar era denominado RIO LONTRA, pois este rio passa pelo local. O nome NOVA ESPERANÇA foi dado pelo Padre José, quando celebrava o primeiro casamento desta localidade, por volta de 1953. Os noivos eram Nicolau Locks e Natália Engels. O casamento foi realizado em Igreja construída com madeira lascada, e o Padre José veio de Francisco Beltrão até Enéas Marques de jipe e até Nova Esperança à cavalo. Durante a cerimônia o Padre José falou: “Agora Rio Lontra passa a ser chamado de Nova Esperança, que significa uma Nova Esperança para esse lugar.” É o que conta D. Cecília Engels, cunhada de Natália, que estava presente no casamento. O atual nome de NOVA ESPERANÇA DO SUDOESTE foi decretado pelo Prefeito Antônio Carlos Bonetti, tendo sido requerido pelo então vereador Norberto Goedert. Aos nascidos na localidade denominamos de Nova-Esperancenses do Sudoeste ou simplesmente Nova-Esperancenses.


Fonte: Assessoria de Imprensa

Prefeitura Municipal de Nova Esperança do Sudoeste - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização.
Voltar
Confira as Últimas Notícias
Atendimento
É das 07:30 as 11:30 e 13:30 as 17:30

Nova Esperança do Sudoeste - Paraná
Avenida Iguaçu, 750 - Centro
85635000
(46) 3546-1144
prefeitura@novaesperancadosudoeste.pr.gov.br
Atualizado Sexta-feira, 26 de Abril de 2024 às 10:35:30